Tsunami atinge Ilhas Salomão após terremoto de magnitude 8


((V)) Ceará VermelhoTV - MUNDO




Forte terremoto provoca tsunami e destruição nas Ilhas Salomão
ATUALIZADO ÀS 12:48 - 06.02.2013

Tremor teve magnitude 8 e deixou ao menos quatro desaparecidos e presumidamente mortos na região; alertas de tsunami emitidos em costas mais distantes já foram cancelados

Autoridades locais registraram duas ondas de 1,5 metro na parte oeste da ilha de Santa Cruz, que atingiram entre 70 e 80 casas, segundo informou George Herming, porta-voz do primeiro-ministro. Muitos moradores se esconderam em porões por precaução.

O policial John Lansley disse à agência AP que patrulheiros registraram que quatro moradores haviam desaparecido e estavam presumidamente mortos, mas as informações ainda estariam sendo verificadas. "Infelizmente, acreditamos que algumas pessoas perderam suas vidas", disse. "No momento, nós sabemos de quatro, mas devem ter mais."


Tsunami gerado após terremoto de magnitude 8.0 atinge as Ilhas Salomão e destroi um terço das casas
ATUALIZADO ÀS 00:42 - 06.02.2013

Uma onda de tsunami atingiu parte das Ilhas Salomão, enquanto equipamentos para registrar tsunamis estavam ativados em locais mais distantes como o Havaí, indicou o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico. A Nova Zelândia também estava em alerta. Monitores indicaram que não há ameaça para a Austrália. Cerca de três aldeias foram devastadas por ondas gigantes em Lata. Ainda não há informações sobre vítimas.

O serviço geológico americano USGS informou que o tremor ocorreu às 01h12 GMT (23h20 de terça-feira em Brasília) próximo às ilhas Santa Cruz, que fazem parte do território das Ilhas Salomão -um país insular-, a uma profundidade de 3,6 milhas (5,8 quilômetros).

A mesma área já havia sido atingida por uma série de tremores na semana passada, a uma profundidade de 5,8 quilômetros.

Dois fortes tremores secundários de 6,4 e 6,6 de magnitude também foram registrados.

"As leituras do nível do mar indicam que um tsunami foi gerado," indicou o centro com sede no Havaí. "Pode ter sido destrutivo ao longo das costas perto do epicentro do terremoto e pode também ser uma ameaça para costas mais distantes".

A agência de monitoramento de terremotos da Austrália e o centro do Pacífico indicaram que uma onda medindo três pés (90 centímetros) foi registrada em Lata, em Nedende, principal ilha de Santa Cruz.

"Sabemos que um tsunami foi gerado", disse à AFP o sismologista australiano David Jepsen.

Ele afirmou que, dependendo da localização do tremor, maiores ondas podem atingir qualquer outra parte.

"De qualquer forma, é um grande terremoto, falando apenas em termos de tremor", disse.

Moradores da capital das Ilhas Salomão, Honiara, a 580 quilômetros do epicentro, disseram que o tremor não foi sentido, mas algumas aldeias ficaram destruídas, de acordo com o diretor de um hospital.

"A informação que estamos recebendo é de que algumas aldeias a oeste e ao sul de Lata, ao longo da costa, foram destruídas, mas ainda não podemos confirmar isso", disse à AFP o diretor do hospital de Lata, Augustine Bilve.

"Houve um tremor contínuo em Lata, mas não temos construções danificadas aqui", acrescentou.

Bilve declarou que pacientes do hospital estavam sendo retirados para que o local se preparasse para receber feridos das aldeias ao longo da costa.

"Nos disseram que, após o tremor, ondas atingiram as aldeias. Até agora, estamos esperando em Lata e evacuando os pacientes para o caso de algum problema", disse.

Um membro do serviço nacional de gerenciamento de catástrofes das Ilhas Salomão estava preocupado com a província de Temotu, no leste.

"Se houver um impacto, esta vai ser a primeira província a ser atingida", disse o oficial, que não quis se identificar.

Ele acrescentou que o centro nacional de operações de desastres tinha sido ativado e que estavam tentando entrar em contato que a população da província de Temotu.

Em 2007, um tsunami ocorrido após um terremoto de 8.1 de magnitude matou pelo menos 52 pessoas e deixou milhares de desabrigados nas Ilhas Salomão.

As Ilhas Salomão estão no "Anel de Fogo", uma zona de intensa atividade tectônica no Oceano Pacífico que registra terremotos e erupções vulcânicas.

O alerta de tsunami foi emitido para Ilhas Salomão, Vanuatu, Nauru, Papua Nova Guiné, Tuvalu, Nova Caledônia, Kosrae, Fiji, Kiribati, e Wallis e Futuna.


Terremoto nas Ilhas Salomão, no Pacífico, provoca alerta de tsunami
ATUALIZADO ÀS 22:42 - 05.02.2013

Um terremoto de magnitude 8 sacudiu nesta quarta-feira (6) o sudeste das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Autoridades locais não informaram sobre vítimas ou danos materiais, mas o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico alertou para a possibilidade de tsunami destrutivo a partir da região.

O tremor aconteceu na província de Santa Cruz, com epicentro a 5 km de profundidade no mar e a 347 km da cidade de Kira Kira, informou o USGS, que registra a atividade sísmica no mundo todo.

Desde terça-feira, a região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse AGORA! Compartilhe!

Universo Acesse TV

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Comente e indique o Ceará Vermelho para os seus amigos no Facebook. Vlw!