((V)) TRE notifica novamente a Assembleia do Ceará descumpre decisão do TRE e evita cassação de Carlomano

Deputado Carlomano Marques foi condenado por compra de votos. TRE pede cassação imediata; Assembleia enviou pedido à procuradoria. O deputado estadual devia ter cassação nesta terça. Presidente da Assembleia diz que ele tem direito a se defender. A decisão do legislativo Estadual lembra a da Câmara Federal, que apesar de condenado pelo STF, empossou o Deputado José Genoino.
((V)) Ceará VermelhoTV - JUSTIÇA



TRE notifica assembleia do Ceará pela 2ª vez sobre cassação de político
Atualizado em  8 de fevereiro, 2013 - 18:26 (Fortaleza-CE)
G1


Deputado Carlomano Marques foi condenado por compra de votos.
TRE pede cassação imediata; Assembleia enviou pedido à procuradoria.
  
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) enviou nesta quinta-feira (7) segundo ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PSB), pedindo a cassação imediata do deputado estadual Carlomano Marques (PMDB), condenado por compra de voto.

Segundo denúncia do Ministério Público, Carlomano Marques foi beneficiado com esquema de compra de voto em 2010, quando se reelegeu deputado estadual. Segundo a denúncia, a irmã do deputado, vereadora de Fortaleza Magaly Marques (PMDB) usava o comitê de campanha de Carlomano para comprar votos em troca de atendimento médico.

No comunicado enviado nesta quinta-feira, o TRE insiste "para que sejam adotadas as medidas cabíveis ao seu cumprimento [do presidente da Assembleia], decisão proferida por esta corte [do TRE], em face de embargos e declarações opostos por Carlomano Gomes Marques e por Maria Magaly Marques Dantas [...] relativo ao processo que cassou o diploma do deputado estadual Calomano".


Assembleia do Ceará descumpre decisão do TRE e evita cassação

A Assembleia Legislativa do Ceará descumpriu nesta terça-feira (5) a ordem de cassação do deputado estadual Carlomano Marques (PMDB), que devia ser executada “de imediato”, após notificação do Tribunal Regional Eleitoral. O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PSB), alegou que há um "conflito jurídico" e que por isso a cassação não foi protocolada. Carlomano Marques é denunciado por compra de votos.

Zezinho Albuquerque diz se basear na Constituição Federal e afirma que Carlomano Marques tem direito de defesa antes de ser cassado. O pedido de cassação foi enviado à Procuradoria-Geral da Assembleia, que irá avaliar o caso. Já o TRE, com base na Constituição do Ceará, diz que a cassação votada por um grupo de juízes deve ser cumprida de imediato, após publicação da decisão, feita nesta semana. Carlomano e o advogado Irapuan Camurçar, estão em Brasília, onde recorrem da decisão no TSE e negam os crimes eleitorais.

De acordo com denúncia do Ministério Público, o deputado usava o comitê eleitoral para realizar consultas médicas. Em troca da consulta, era pedido o voto para o deputado.

As consultas médicas eram realizadas por Magaly Marques (PMDB), irmã de Carlomano Marques e vereadora de Fortaleza, reeleita vereadora em 2012. A denúncia foi feita pelo Ministério Público durante a campanha eleitoral de 2010, quando Carlomano foi reeleito deputado estadual do Ceará.

De acordo com a decisão, Carlomano Marques deve perder o mandado de deputado estadual. A decisão também determina que Magaly Marques deve ter o diploma de vereadora cassado.

Após o anúncio da cassação em dezembro de 2012, o deputado usou a tribuna da Assembleia para se defender, afirmando não ter "feito nada de errado". “Mesmo que eu tivesse feito isso, não bastaria isso para que eu fosse cassado. Porque acompanhado do ilícito provado você tem que ter a repercussão do fato. Se aquele fato muda o destino da eleição”, disse.

Um comentário:

Acesse AGORA! Compartilhe!

Universo Acesse TV

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Comente e indique o Ceará Vermelho para os seus amigos no Facebook. Vlw!